De maneira cada vez mais frequente, há no empreendedorismo a necessidade de estudos multidisciplinares a fim de se produzir soluções inovadoras para a sociedade. A perspectiva crítica a respeito do uso da tecnologia aliado à responsabilidade com as questões sociais, que o estudante adquire em disciplinas como sociologia das organizações e gestão ambiental, conscientiza-o ainda mais desse caráter multidisciplinar do empreendedorismo, que o torna um atuante tanto teórico quanto prático, que deve buscar um olhar de um cientista preocupado com as tensões políticas e sociais de seu momento, bem como o de um produtor de tecnologia motivado a gerar riquezas.
Para aprimorar essa busca, a dica de leitura de hoje é Ciência, Tecnologia e Sociedade — desafios da construção do conhecimento, organizado por Wanda A. M. Hoffmann[1].
O livro é dividido em quatro partes: Educação e Informação Tecnológica, na qual se tem reflexões sobre a educação CTS e as metodologias de ensino e aprendizagem, estudos sobre comunicação e democracia digital, a estratégia dos governos FHC e Lula para o desenvolvimento do ensino superior, entre outros artigos; Gestão e Empreendedorismo, na qual há estudos sobre o modelo de gestão de parceria público-privada em hospitais na perspectiva CTS, sobre gestão de desafios (envolvendo temas como conhecimento, inovação e sustentabilidade) e sobre a importância da manutenção aeronáutica para a sociedade; Tecnologia, Ambiente e Sociedade, que aborda apontamentos para uma leitura CTS em Marx, estudos sobre as empresas de base tecnológica de São Carlos, economia solidária e cooperativa de catadores, entre outros artigos; por fim, Ciência, Sociedade e Linguagem, na qual há estudos sobre o discurso das ciências do autismo e uma análise comparativa entre o jornal nacional na tv e na internet.
O livro é de grande importância ao empreendedor para a aquisição de novos conhecimentos, pois há apresentação de um panorama geral do campo CTS no mundo e um detalhamento, contendo diversos gráficos e dados estatísticos, sobre como este campo progride no Brasil, sem esquecer ainda que traz ao estudioso um amplo conhecimento da situação particular da cidade de São Carlos, a referida capital da tecnologia, no que concerne à distribuição das empresas de base tecnológica, às áreas de concentração das atividades de ensino e pesquisa, à implantação de tecnologias de reciclagem por cooperativas de catadores, entre outros estudos que muito podem contribuir para a visão empreendedora a respeito da cidade. Indispensável.
Referências:
-
HOFFMAN, Wanda Aparecida Machado (Org.). Ciência tecnologia e sociedade: desafios da construção do conhecimento. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2011. 312 p. ISBN 9788576002321.
Deixe um comentário